sábado, 21 de agosto de 2021

O que tem a ver a Política com o nosso nascer e o nosso viver? Compreendendo o conceito de Política e sua relação com o Estado e o Bem Comum

 

Imagem com a gata Joina apresentando o conteúdo “O que tem a ver a Política com o nosso nascer e o nosso viver? Compreendendo o conceito de Política”
Neste conteúdo compreenda como a Política influencia as nossas condições de vida. Como lugar das ideias e dos acontecimentos que impactam o nosso viver, ela tem nas leis, na ética e em nossos valores as bases sob as quais se mantém; e na sua relação com o Estado, a possibilidade do Bem Comum. 


Você está numa sequência de conteúdos do caminho SMF Fé e Política. Para ver o conteúdo anterior Clique Aqui. Para ver o seguinte Clique Aqui.


O QUE TEM A VER A POLÍTICA COM O NOSSO NASCER E O NOSSO VIVER?

COMPREENDENDO O CONCEITO DE POLÍTICA E SUA RELAÇÃO COM O ESTADO E O BEM COMUM

 

A POLÍTICA COMO DETERMINANTE DO NOSSO NASCER E DO NOSSO VIVER

Onde nascemos? Em que condições nascemos? Como era a cidade, o estado e o país onde nascemos e fomos criança? Como essa cidade, esse estado e esse país se desenvolveram à medida que crescemos e nos tornamos pessoas jovens, adultas e idosas? Como foi o nosso crescimento ou nosso desenvolvimento como cidadão ou cidadã à medida que a cidade, o estado e o país onde nascemos e crescemos se desenvolveram? Você já pensou nisso? Se não, vamos pensar?

Para começar, vamos transformar todas essas perguntas numa única: sob quais acontecimentos políticos nós nascemos e vivemos ao longo dos nossos anos? Ao nos perguntar onde nascemos e vivemos e sob quais acontecimentos políticos, essa pergunta nos leva a um lugar e a uma época cujas condições políticas determinaram as condições do nosso nascer e do nosso viver. Cada qual na sua situação econômica de pobre, rico ou rica ou mais ou menos uma coisa e outra.

Isto porque as condições políticas de uma determinada época influenciam as ideias dessa época. Por conseguinte, influenciam o lugar onde nascemos e crescemos e determinam as condições do nosso nascer e do nosso viver: nascemos e crescemos sob uma vida melhor ou pior, boa ou ruim num grau maior ou menor de conforto e bem-estar conforme as condições políticas do momento.

Em outras palavras: as condições políticas geram as ideias e os acontecimentos políticos que chegam à nossa vida onde quer que estejamos e a afetam de alguma maneira com consequências boas ou ruins de curto a longo prazo. Ideias e acontecimentos que dinamizam o nosso comportamento e as nossas ações, criando modos de ser e de agir.

Quando falamos de condições políticas e acontecimentos políticos, sugerimos que por trás ou para além do nosso nascer e do nosso viver existe algo que os determina; algo que faz com que o nosso nascer e o nosso viver sejam ou tenham sido da forma como o foram ou da forma como ocorreram.

Esse algo é a Política, um conceito associado à organização da nossa vida em sociedade; ou seja, um conjunto de ideias a partir das quais se criam e se recriam as estruturas de poder que organizam a nossa vida em sociedade e determinam uma vida com algum grau de satisfação e bem-estar para todos e todas nós que compomos a população em geral. Essas estruturas geram novas estruturas e produzem igualmente novas ideias que realimentam a Política e seu conceito, ampliando assim o seu escopo de significados.

Quando falamos de um conjunto de ideias, sugerimos a existência de uma multiplicidade de saberes ou conhecimentos acerca da sociedade na qual se constrói a Política. Esses saberes é que constituem o conceito de Política na sua amplitude e sob as quais se geram as ideias e os acontecimentos políticos que impactam ou influenciam a nossa vida, ainda que por um determinado momento. Isto porque a Política é uma construção contínua; logo, não acabada e continuamente renovada. Ela sempre se constrói e se reconstrói ou se atualiza conforme as ideias que a compõem num determinado momento. Como as ideias são concebidas por pessoas, e as pessoas mudam, as ideias mudam também; e a Política se reconfigura conforme mudam as ideias que a sustentam ou que a mantêm.

Em seu reconfigurar-se a Política cria e recria as condições sob as quais ela se constrói e se mantém continuamente. Subjacente a suas novas configurações estão os valores sob os quais a sociedade igualmente se constrói e se mantém. Esses valores qualificam tanto a ética que orienta o nosso viver quanto as leis que organizam a vida em nossa sociedade. Logo, qualificam também a nossa política. Para saber mais sobre esses assuntos, veja a seção seguinte. 


AS LEIS, A ÉTICA E OS VALORES COMO FUNDAMENTOS DA POLÍTICA 

Parte das ideias que constituem a Política vinculam-se às leis e nelas se atualizam, já que são as leis que organizam a vida em sociedade de forma legítima. Outra parte, talvez a mais significativa, advém dos aprendizados individuais, especialmente aprendizados construídos naturalmente na convivência familiar e comunitária ou social.

Imagem de fundo rosa informando que parte das ideias que constituem a Política vinculam-se às leis e nelas se atualizam, pois são as leis que organizam nossa vida em sociedade de forma legítima. Outra parte, talvez a mais significativa, advém dos nossos aprendizados individuais construídos espontaneamente na convivência familiar e comunitária.


São aprendizados que se constroem entre os saberes da sociedade e as nossas particularidades individuais de adaptação a essa sociedade. Como esses saberes são carregados de valores, adaptamo-nos aos valores constitutivos da moral dessa sociedade. Adaptamo-nos aos seus valores morais, ao que é significativo ou valorado pela sociedade.  Sob esses valores construímos e reconstruímos os nossos aprendizados, ajustando-nos ou nos contrapondo de diferentes modos muito particularizados.

À medida que se aperfeiçoam em nossa vida e nela se estabelecem, esses aprendizados passam a compor igualmente o conjunto de aprendizados da sociedade. Aprendizados que se transformam em tradições quando transmitidos de uma geração a outra.  E como transmitir aprendizados é o mesmo que transmitir valores, significa que nas tradições seguem os nossos valores. Em outras palavras: nossos aprendizados de tanto se repetirem ao longo das gerações fortalecem as tradições pelas quais se transmitem os nossos valores. Passam a compor a nossa cultura.

Assim, quanto mais as tradições se reproduzem mais se consolidam em nossa cultura e mais seus valores se sedimentam na sociedade. Esses valores quanto mais consolidados mais definem comportamentos e modos de agir de forma natural, exatamente porque aceitos sem questionamentos e igualmente reproduzidos.

Inclusive, uma forma usual de se tentar neutralizar possíveis questionamentos é se dizer que determinados modos de agir “fazem parte da nossa cultura” ou que “são próprios da nossa cultura”, ou então “desde que o mundo é mundo isso é assim.” É como se nos dissessem: “deixem como está porque isso não se muda” ou “se é assim, é assim que será".

No entanto, afirmações ou suposições dessa natureza somente ocorrem em relação ao que a sociedade considera legítimo em decorrência de seus valores aceitos e aceitáveis. Ao que não é aceito, é o repúdio que se vê. Inclusive, é nesse âmbito da rejeição que se criam determinadas leis, geralmente com dupla finalidade. Uma, conformar e punir comportamentos não ajustados aos valores da sociedade; outra, direcionar comportamentos visando a determinados fins relacionados à organização racional da sociedade.

Tanto num caso quanto noutro, as leis se evidenciam na sua própria importância de organização ou ajustamento da sociedade. Isto porque nossos comportamentos individuais são díspares demais para se ajustarem a fins comuns ainda que sob os mesmos valores. No entanto, são esses valores que se instituem como princípios gerais de fundamento da ética de nossa sociedade.

A ética é o que orienta a nossa conduta individual e legitima os comportamentos considerados aceitáveis. A ética cujos valores norteiam igualmente os princípios da Política e nos asseguram determinados modos de agir também nesse âmbito.

Assim, podemos afirmar que a Política se desenvolve ou se constrói entre as leis e a ética, isto é, entre os valores legitimados pela sociedade em sua cultura. Isto porque tanto as leis quanto a ética são fundamentadas em nossos valores. Isto significa que cada sociedade dispõe de uma Política particular e diferenciada, já que cada uma tem sua cultura própria; isto é, suas particularidades legais e éticas; logo, valores próprios.

 É a cultura que estabelece as diferenças entre a Política de um país e outro, ainda que preservando similaridades e ideais comuns. Entre esses ideais, existe um que é peculiar (e se não é, deveria ser) a toda e qualquer Política: o ideal do Bem Comum sobre o qual trataremos na seção seguinte.

Antes, porém, vejamos como a Política e as leis influenciam o nosso nascer e o nosso viver em nossa sociedade brasileira. É no âmbito da política que se organiza toda a nossa vida em sociedade, estejamos nas cidades ou nos campos. Regulamentam-se o nosso sistema de governo e os nossos processos democráticos; os serviços públicos e privados que chegam a nossa região de morada e à nossa casa. E tudo isso é por meio das leis.

Algumas das leis nos alcançam de uma forma ou de outra, onde quer que vivamos no território brasileiro.  Como exemplos, a lei eleitoral e a lei do imposto sobre circulação de mercadorias (ICMS). Outras leis são criadas para toda a população, mas muitos e muitas não alcançam seus benefícios porque nos lugares onde habitam não constam as estruturas materiais necessárias ao cumprimento da lei. Neste caso, citemos como exemplos a lei do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei das Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional para todos e todas.

Assim como no âmbito político se gestam as ideias e se criam os acontecimentos que impactam a nossa vida por meio das leis, somente no mesmo âmbito é que se criam as condições de mudança das questões que não se adequam aos nossos interesses. É no mesmo âmbito que se procuram suprir carências consolidadas ao longo de muitos anos, muitas gerações, a despeito dos avanços alcançados por muitas leis.

Vejamos na seção seguinte, como a Política e as leis citadas se relacionam ao Estado e ao Bem Comum.

 

O BEM COMUM COMO FIM DA POLÍTICA E DO ESTADO 

Como visto na seção anterior, a Política tem a ver com a organização da vida em sociedade. Essa organização supõe a criação de uma estrutura de poder à qual se vincula a vida das pessoas na sociedade. Essa estrutura de poder é o Estado: um ente abstrato com um poder superior que submete a vida de todas as pessoas da sociedade, de toda a população indistintamente; ou seja, nascemos e vivemos sob as determinações do Estado, que nos impõe a todos e a todas um dever de obediência por meio de suas leis.

Mas ao organizar a vida em sociedade, o Estado cumpre também a finalidade de prover a população com os serviços necessários à vida humana com dignidade e segurança. Essas são as funções básicas do Estado, razão pela qual ele existe e com a qual cumpre a função primeira de criar as condições para o alcance do Bem Comum. Essas condições implicam a existência de estruturas materiais e humanas – as instituições públicas – pelas quais o Estado realiza o ideal divino de cuidar do outro no âmbito da coletividade e assegurar vida digna a todos. O Estado que não cumpre essas funções contraria a sua razão de ser.

Imagem de fundo rosa informando que ao organizar a vida em sociedade, o Estado cumpre a finalidade de prover a população com os serviços necessários à vida humana com dignidade e segurança. Essa é a razão pela qual o Estado existe e com a qual cumpre a função primeira de criar as condições necessárias ao alcance do Bem Comum, realizando o ideal divino de cuidar do outro no âmbito da coletividade e assegurar vida digna a todos e a todas. O Estado que não cumpre essas determinações contraria a sua razão de ser.


É com a criação e a manutenção dessas estruturas que o Estado se mantém e atua no desenvolvimento da sociedade. E isso ocorre por meio da Política cuja finalidade primeira é observar os princípios da coletividade representados principalmente pelo ideal do Bem Comum, a utopia a ser continuamente buscada ou perseguida pelo Estado.

Observar os princípios da coletividade é perseguir a justiça inerente a esses princípios. Isto porque a Política é a arena na qual se discutem as questões do Estado e da Sociedade em sua relação mútua. E o Bem Comum é o mediador dessa relação, o princípio pelo qual se efetiva a justiça e fim para o qual convergem as distintas forças políticas em suas correlações.

Por isso, alcançar o Bem Comum se torna a finalidade primeira do Estado no seu ajustamento da sociedade. E a Política é a condição de possibilidade desse alcance, pois é ela que dinamiza os acontecimentos ou cria as condições para que o Estado oriente a sua ação no cumprimento de suas funções. Quando o Estado não as cumpre, significa que a Política está em crise com os seus valores. Assim, tem-se a evidência de que a sua ética não está em conformidade com o ideal do Bem Comum.

A Política e a forma como o Estado é administrado é que determinam a existência das estruturas materiais e humanas necessárias ao cumprimento de suas funções. Logo, a forma como os governos administram o Estado é o que determina as condições do nosso nascer e do nosso viver. 

Imagem de fundo rosa informando que a política e a forma como o Estado é administrado é que determinam a existência das estruturas materiais e humanas necessárias ao cumprimento de suas funções. Logo, a forma como os governos administram o Estado é o que determina as condições do nosso nascer e do nosso viver.


Assim, vivemos bem ou mal conforme o governo do momento e as forças políticas que o mantêm. Vivemos bem ou mal conforme a ética política que possibilita a preservação de estruturas de poder que dinamizam suas forças muitas vezes contrariando os princípios da coletividade; princípios esses pelos quais o interesse público é sempre soberano e o direito de um não pode ser suprimido pelo direito do outro nem a justiça destituída da medida da necessidade.

A não observância desses princípios é o que impede grande parte da população não alcançar serviços públicos selados com o emblema de “para todos”. Impede que as estruturas materiais e humanas de poder, uma vez destinadas à população, não cumpram suas funções ou as cumpram de forma precária. Por essa razão é que o Bem Comum é sempre referenciado como um ideal, algo a ser continuamente buscado. A Política é o campo por excelência de efetivação dessa busca.  

Você terminou de conhecer o quinto conteúdo do Caminho SMF Fé e Política.

Espero que tenha gostado e acompanhe os demais conteúdos deste caminho 


A você, meus agradecimentos.

Deus esteja com você!

Sônia Ferreira

Teresina, 21 de agosto de 2021.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto social pronto para implementar

 Projeto Social ComCarinho Cuidados com a Pessoa Idosa Para download clique na imagem Projeto completo para implementar ou sugestivo para no...